Codependência é um transtorno emocional definido e conceituado nos Estados Unidos por volta das décadas de 70 e 80, relacionada aos familiares dos dependentes químicos, e atualmente estendido também aos casos de alcoolismo e transtornos da personalidade.
Codependentes são aqueles familiares, normalmente cônjuge ou companheira(o), que vivem em função da pessoa problema, fazendo desta pessoa a razão de sua felicidade e bem estar, sentindo-se útil e com objetivos diante dos problemas do dependente. São pessoas que têm baixa auto-estima e intenso sentimento de culpa e não conseguem se desvencilhar da pessoa dependente.
O que fica claro aos espectadores é que os codependentes vivem tentando ajudar a outra pessoa, esquecendo, na maior parte do tempo, de cuidar de sua própria vida, auto-anulando sua própria pessoa em função do outro e dos comportamentos insanos deste outro.
A Codependência também pode ser agravante e desencadeante de depressão, suicídio, doenças psicossomáticas, e outros transtornos. Os grupos de ajuda para familiares de dependentes (químicos e alcoólicos) visam, principalmente, reverter este quadro, orientando os familiares a adotarem comportamentos mais saudáveis. Os profissionais acham que o primeiro passo em direção à esta mudança é tomar consciência e aceitar o problema.