O Condicionamento é uma forma básica de aprendizado que envolve uma resposta simples ou uma série complexa de respostas a determinados estímulos (Comportamento Aprendido).
O Condicionamento é um dos processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo. Esse processo é vinculado ao Behaviorismo ou Comportamentalismo, que é o conjunto de idéias presente na Psicologia que vê o comportamento como único, devendo ser o objeto de estudo da Psicologia.
O primeiro tipo de condicionamento, denominado Condicionamento Clássico, foi desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov. Pavlov fez uma experiência envolvendo um cão, uma campainha e um pedaço de carne. O fisiologista percebeu que quando o cão via o pedaço de carne, ele salivava, o que foi chamado de reflexo não-condicionado.
Pavlov também começou a tocar a campainha (estímulo neutro) quando ia mostrar o pedaço de carne. Rapidamente o cão passou a associar a carne com a campainha, salivando também toda vez que ela era tocada. Essa reação a um estímulo neutro foi chamada de Reflexo Condicionado.
Alguns psicólogos concordam com a divisão do condicionamento em dois tipos: o Condicionamento Respondente ou clássico e o Condicionamento Operante ou instrumental.
O Condicionamento Respondente, também chamado condicionamento pavloviano, diz respeito às relações entre estímulos e resposta. Ele serve para explicar o comportamento involuntário e as reações emocionais condicionadas. Pavlov mostrou que um estímulo incondicionado provoca uma resposta incondicionada; um estímulo condicionado, uma resposta condicionada; e um estimulo incondicionado associado a um estímulo neutro passa a ser condicionado.
Este tipo de condicionamento é comumente relacionado ao comportamento involuntário, e está intimamente ligado ao sistema nervoso autônomo. As crianças em geral desenvolvem aversões e preferências semelhantes às de seus pais, podendo ocorrer em relação ao comportamento emocional aprendido, ódio a animais, repulsa às aranhas, medo de lugares altos, etc.
Já o Condicionamento Operante procura explicar outros aspectos do comportamento humano. Estão nesse caso nossos atos ou comportamentos voluntários, que algumas vezes dependem de atos voluntários. As diferenças entre condicionamento respondente e operante são dadas porque ajudam a distinguir quanto aos modos como diferentes comportamentos são aprendidos.
O Condicionamento Operante ou instrumental ocorre quando uma resposta operante é reforçada. As respostas operantes são emitidas quando um organismo deve se adaptar a condições ambientais ou resolver problemas. Por exemplo, quando um animal é colocado numa gaiola, dá respostas tipicamente de fuga (respostas operantes). A resposta que leva à liberdade é reforçada pela fuga, e tende a ser dada toda vez que o animal é recolocado na gaiola. A maioria das aprendizagens complexas são de tipo operante.