descrição, classificação e denominação de Personalidade Tipo A, foram conceitos introduzidos na literatura médica por Friedman e Rosenman depois de 195O.  De acordo com estes autores, existiria um tipo de personalidade chamada Tipo A, o qual se relacionaria à maior propensão para a cardiopatia isquêmica.

Estava pois, caracterizada a Personalidade Tipo A, como sendo portadora de um marcante traço para a ação e emoção, resultando numa atitude de contínua e vigorosa luta em direção aos objetivos, menosprezo às eventuais circunstâncias adversas e afetação especial para com o aproveitamento laborativo do tempo.

Não se pretende aqui afirmar que os enfartados de um modo geral tenham personalidade afins, idênticas nem, tampouco semelhantes. Nada disso. O que se afirma é que pessoas portadoras de alguns traços de personalidade, normalmente de natureza ansiosa, são propensas a problemas coronarianos mais que pessoas sem esses traços.

Também se contesta, de modo geral, que a personalidade dessas pessoas seja constitucionalmente do jeito que se descreve. Nada disso. O que há de comum nesse tipo definido como A de personalidade, é a contundente inclinação à ansiedade exagerada. Os tipos de comportamento decorrente da maneira ansiosa de se viver são mais culturais que biológicos. A competitividade, por exemplo, traço marcante de comportamento da Personalidade Tipo A, só é estimulado pela civilização da produção e do sucesso social, portanto, valores culturais.