Para-suicídio ou comportamento de auto-lesão, define-se como um tipo de comportamento suicidário que pode ou não ter como objetivo final o suicídio, em que o individuo sem intervenção de outrem provoca uma auto-lesão ou, ingere uma substância em sobredosagem para além da dose reconhecida como terapêutica visando mudanças desejadas pelo próprio, quer através do acto em si ou da suas conseqüências. Será pois o um comportamento em que os fatores, intencionalidade e letalidade têm um valor importante no resultado final.

No Para-suicídio, a intenção significa o valor do desejo que o indivíduo tem em terminar com a sua vida. A letalidade, significará como será o seu comportamento no processo que o levará à morte. O indivíduo que usa um método de elevada letalidade e que possui um elevado índice de intencionalidade, estará perante uma situação de maior perigo do que o que tiver baixo índice de letalidade e intencionalidade.

É pois um tipo de comportamento que nem sempre está associado a doenças do foro psiquiátrico, e que é por vezes uma solicitação de ajuda, de autonomia, inviolabilidade ou de satisfação de qualquer outra necessidade psicológica do próprio.”

Dr. Mário Proença – proenca.mario@suicide-parasuicide.rumos.com