Oniroide ou Onírico diz respeito ao sono, ao dormir. O Delírio Oniroide pode ser observado em pacientes toxi-infecciosos, com outras intoxicações crônicas e com enfermidades cerebrais orgânicas, principalmente arteriosclerose cerebral. Suas principais características são: obnubilação da consciência, desorientação e alucinações.
Algumas vezes pode-se observar sinais precursores do Delírio Oniroide, quando então o paciente apresenta mal-estar, sono agitado, intranquilidade, cefaleia e hiperestesias. Pode haver ainda agitação psicomotora. Em alguns casos, o quadro é o de uma leve excitação eufórica, com elevação do estado de ânimo, excitabilidade fácil e tendência incessante à movimentação.
No Delírio Oniroide, ao contrário do que se observa na Obnubilação da Consciência, as reações afetivas são vivas e adequadas ao conteúdo da consciência, notando-se angústia, ansiedade, medo ou, por outro lado, satisfação alegria desmedida e euforia. É com essa afetividade que o enfermo participa ativamente das cenas produzidas por sua imaginação.
A intensidade do Delírio Oniroide é variável. Algumas vezes o Delírio Oniroide aumenta no período vespertino e esmaece durante o dia, assemelhando-se o quadro ao da obnubilação. Passado o Delírio Oniroide, que pode durar horas ou dias, invariavelmente há algum grau amnésia acerca do episódio.