Alucinógeno é a denominação para toda substância psicoativa, natural ou sintética, capaz de ocasionar alterações da consciência, normalmente caracterizadas por alterações da percepção, imagens vívidas que podem evoluir para ilusões e alucinações, alterações do humor e vivências de despersonalização/ desrealização.
Esses estados mentais produzidos por alucinógenos podem se assemelhar a uma psicose aguda e produzir graves transtornos de comportamento, sem que se acompanhe de uma disfunção grosseira da memória e orientação, própria das síndromes orgânicas (arteriosclerose, psicoses esquizofrênicas, traumatismos cranianos…).
Figuram entre os alucinógenos as chamadas indolaminas, como a dietilamida do ácido lisérgico (lisergida, LSD), a N,Ndimetiltriptamina (DMT), a psilocibina e a harmina, as feniletilaminas metoxiladas, como a mescalina; tetrahidrocanabinois, encontrados na maconha e no haxixe e várias outras drogas, como a metanfetamina (3,4 metilenodioxianfetamina, MDA), a 3,4 metilenodioximetan-fetamina (MDMA ou ecstasis), a fer:ciclidina (PCP), a muscarina e a miristicina.
A maioria dos alucinógenos é usada por via oral; o DMT, no entanto, é cheirado ou fumado. Os efeitos são notados dentro de 20 a 30 minutos e consistem de dilatação pupilar, elevação da pressão sangüínea, taquicardia, tremor, hiperreflexia e a fase psicodélica. Essa fase consiste de euforia ou alterações de humor, ilusões visuais e percepções alteradas, embotamento dos limites entre o eu e o não-eu, e freqüentemente um sentimento de unidade com o cosmos; são comuns flutuações rápidas entre euforia e disforia. Após 4-5 horas, este quadro pode ser substituído por idéias de auto-referência, sentimentos de consciência aumentada do eu interior, e uma sensação de controle mágico.
Além dessa alncinose regularmente produzida, são freqüentes outros efeitos, tais como um transtorno delirante, que geralmente leva o nome de má-viagem; mudanças na sensopercepção com convicção de corresponderem à realidade. Esse estado delirante pode durar apenas um ou dois dias, ou pode persistir por mais tempo.