A Tomografia Axial Computadorizada é um tipo de exame radiológico que, associado a um computador, analisa regiões do corpo humano, gerando imagens que revelam grande precisão de detalhes. É exame não invasivo que se utiliza de raios-X. A utilização concomitante de substância à base de iodo administrada na veia (contraste iodado) aumenta a precisão do exame.
A tomografia computadorizada revolucionou o diagnóstico médico tendo trazido inestimável contribuição especialmente para a neurologia. Até o inicio da década de 70 o estudo do cérebro e de seus vasos era feito através de processo agressivo e demorado (angiografia cerebral). Atualmente é fundamental para o exame do crânio, cérebro, cavidades torácica e abdominal. Pode ser útil no exame da coluna vertebral.
O encontro de sangue no cérebro nos fornece o diagnóstico de hemorragia cerebral evitando, muitas vezes, a realização de exame de liquor. É básico no diagnóstico de tumores pulmonares e atualmente é imprescindível na análise do fígado, vias biliares e pâncreas. O estudo dos rins e das supra-renais também utiliza muito a tomografia axial computadorizada.