A tireóide é uma glândula localizada no pescoço que participa ativamente no processo de formação das proteínas e na atividade das células. Basicamente regula o metabolismo dos tecidos. O iodo é o principal constituinte de seus hormônios. As doenças da tireóide são mais freqüente nas mulheres.
A diminuição de ingestão de iodo, que pode ocorrer em determinadas regiões do país, leva ao bócio endêmico, que é uma forma de diminuição da função da tireóide ou hipotireoidismo. O uso de sal iodado evita esta situação.
O hipotireoidismo ou mixedema também pode ocorrer por diminuição na produção hormonal da Tireóide. Os principais sintomas do hipotireoidismo são apatia, inchaço da face de mãos e pés. Há falta de memória podendo ocorrer prejuízo intelectual e se confundir com doença psicológica. Há tendência a insuficiência cardíaca. É comum ocorrer hemorragia genital na mulher. O tratamento é feito com reposição do hormônio.
O aumento da função da Tireoide ou hipertireoidismo não é comum na 3a. idade . Ocorre tremores, aumento do pulso, nervosismo, sudorese aumentada. Há aumento do apetite e perda de peso. Ocorre sensação de fadiga e insônia. Pode ocorrer a exoftalmia que é uma situação em que os olhos ficam salientes. Na 3a. idade os sintomas de hipertireoidismo são menos acentuados do que aqueles que ocorrem no jovem e não é raro o diagnóstico não ser feito. O tratamento é clínico ou cirúrgico dependendo do tipo de hipertireoidismo.
O aumento da glândula Tireoide ou simplesmente bócio em geral não é acompanhado de distúrbios hormonais, entretanto quando ocorrem a alteração mais comum é o hipertireoidismo. O aumento da tireoide pode levar a dificuldade respiratória por compressão da traqueia. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. Os processos inflamatórios da tireoide, as tireoidites, são raras na 3a. idade. O câncer da tireoide é raro na 3a. idade e seu tratamento é cirúrgico.