Sintomas negativos são sintomas que correspondem a uma porção substancial da patologia associada à esquizofrenia. Embora sejam sintomas menos proeminentes em outros transtornos psicóticos, na esquizofrenia podem fazer parte do diagnóstico. Dois sintomas negativos são especialmente proeminentes na esquizofrenia: expressão emocional diminuída e avolia.
Expressão emocional diminuída inclui expressivas reduções na expressão de emoções pelo rosto, no contato visual, na entonação da fala (prosódia) e nos movimentos das mãos, da cabeça e da face, os quais normalmente conferem ênfase emocional ao discurso. Dá a impressão que o paciente não tem capacidade ou interesse em manifestar emoções e sentimentos. É um empobrecimento afetivo através da mímica.
A Avolia é uma redução em atividades motivadas, autoiniciadas e com uma finalidade. A pessoa pode ficar sentada por períodos longos e mostrar pouco interesse em participar de atividades profissionais ou sociais. Outros sintomas negativos incluem alogia, anedonia e falta de sociabilidade. A alogia é manifestada por produção diminuída do discurso. A anedonia é a capacidade reduzida de ter prazer resultante de estímulos positivos, ou degradação na lembrança do prazer anteriormente vivido. A falta de sociabilidade refere-se à aparente ausência de interesse em interações sociais, podendo estar associada à avolia, embora possa ser uma manifestação de oportunidades limitadas de interações sociais.