Simultagnosia é a incapacidade de perceber visualmente mais de um ou dois estímulos simultaneamente. Essa sintomatologia foi descrita por Balint en 1909 e caracteriza a síndrome com seu nome.

Atrofia Cortical Posterior – ACP -, é uma síndrome de demenciação progressiva frequentemente causada pela Doença de Alzheimer. A Atrofia Cortical Posterior é rara, e poucos autores têm estudado a natureza das perturbações visuais dela decorrentes.

O fenômeno visual-cognitivo sintomático mais evidente é a incapacidade de leitura, caracterizada pela perda progressiva em juntar palavra, chamada então de Simultagnosia ventral. Há preservação da habilidade em apreender múltiplos estímulos, mas com inabilidade de interpretar a integração desses estímulos, de integrar a totalidade das cenas.

Essa síndrome leva o nome de Síndrome de Balint, ou Simultagnosia, onde prevalece a ataxia ótica e/ou apraxia oculomotora. No exame de imagens cerebrais, embora possa ser normal a imagem estrutural (anatômica), na imagem funcional (SPECT) encontra-se uma importante disfunção cortical posterior.