O Pensamento é uma atividade mental que envolve a manipulação de símbolos, sinais, conceitos ou idéias simbolicamente representados. Pensamento e linguagem estão intimamente relacionados. Se considerarmos a memória como um arquivo, pensamento é o termo utilizado para descreve: as diversas maneiras que temos para recuperar, examinar, combinar e reagrupar as informações arquivadas.
A memória, a aprendizagem, o Pensamento e a linguagem são processos intimamente interligados. Um exemplo disto é o fato de que uma palavra pode lembrar-nos outras e fazer surgir imagens em nossa mente, da mesma forma que uma percepção pode fazer surgir imagens e também nos fazer lembrar de uma descrição linguística.
O vínculo fundamental entre o Pensamento e a linguagem está no fato de que aprendemos muito pela descrição. Nós pensamos pela manipulação interna da linguagem, e o próprio fato de que conseguimos associar corretamente um nome a um objeto é prova evidente de que a nossa memória guarda tanto o nome quanto a representação simbólica da coisa.