É difícil definir moralidade sem englobar a questão do bem-estar. Pois, nenhum conjunto de regras morais promete a infelicidade. Os seres humanos têm a perspectiva do bem estar. A moralidade implica, portanto, no próprio bem-estar, levando em conta o bem-estar dos outros.
A construção do pensamento moral e sua legitimação é uma processo complexo para o ser humano, que começa nas primeiras inter relações da infância e são modelados e reavaliados a todo instante pelo próprio sujeito. Tanto a construção quanto a legitimação do pensamento moral abrangem, necessariamente, a afetividade, a interação social e a capacidade cognitiva da pessoa. A moralidade ser humano não é predeterminada, nem definida. Como qualquer percepção humana do outro e de si mesmo, a moralidade é dinâmica, temporalizada e espacializada.
As regras morais se relacionam com as leis sociais também via economia. Na nossa sociedade, dependemos freqüentemente de pessoas que não conhecemos. Portanto, somos obrigados a nos relacionar bem com os desconhecidos. Se isto é necessário, o critério de honestidade, por exemplo, se torna extremamente importante. Quando o conceito moral de honestidade é declinante, a sociedade se torna violenta, sem escrúpulos para lesar o outro