Lesbianismo é a homossexualidade feminina. Atualmente o homossexualismo (tanto masculino como feminino) está classificado no Transtorno de Identidade Sexual. Esse transtorno usualmente se manifesta primeiro no início da infância (e sempre bem antes da puberdade), caracterizado por um persistente em intenso sofrimento com relação a pertencer a um dado sexo, junto com o desejo de ser (ou a insistência de que se é) do outro sexo. O diagnóstico requer uma profunda perturbação de identidade sexual normal; não é suficiente que uma menina seja levada ou traquinas ou que o menino tenha uma atitude afeminada.
Os transtornos da identidade sexual nos indivíduos púberes ou pré-púberes não devem ser classificados aqui mas sob a rubrica de Transtorno do relacionamento sexual. A identidade ou a orientação sexual (hetero, homo ou bissexual) leva a dificuldades no estabelecimento e manutenção de um relacionamento com um parceiro sexual.
Para pessoas sexualmente maduras e portadoras de Transtorno de Identidade Sexual, os seguintes especificadores podem ser anotados, com base na orientação sexual do indivíduo se há Atração Sexual por Homens, Atração Sexual por Mulheres, Atração Sexual por Ambos os Sexos, Ausência de Atração por Quaisquer dos Sexos.