Epistaxe é o nome técnico que é dado para sangramento nasal. Sangramento pelo nariz, condição bastante comum principalmente em crianças, na grande maioria das vezes não causa repercussões à saúde.
Causas
A causa mais comum é a superficialização das artérias anteriores do septo nasal, da denominada área de Little. Este fenômeno é a causa mais comum das epistaxes recorrentes que, principalmente, as crianças apresentam. A freqüência e a intensidade destes sangramentos dependem de vários fatores:
Crianças que mexem muito no nariz provocam traumatismo justamente na área em questão, que sangra conseqüentemente.
Pacientes portadores de variados tipos rinites ou sinusites, que têm a mucosa nasal mais frágil, que sangra mais facilmente.
Habitantes de regiões com baixo índice de umidade do ar, que apresentam ressecamento e fragilização da mucosa nasal.
Existem ainda sangramentos nasais mais severos, provenientes de pequenos tumores, comumente hemangiomas nasais ou granulomas piogênicos, que se localizam principalmente na região do septo nasal.
Embora o sangramento desta natureza seja mais abundante, quase nunca causa transtornos à saúde do paciente, uma vez que é de fácil controle.
Nas idades mais avançadas, o tipo de sangramento mais frequente vem da parede nasal lateral, e é decorrente, geralmente, de aumento repentino da pressão arterial. Nestes casos além do sangue fluir em grande quantidade pela parte anterior do nariz, o paciente ainda tem sangramento posterior, que flui pela garganta.