Dor é uma sensação desagradável de intensidade variável (desde a dor que se pode tolerar sem desprazer maior, até a que provoca emoção violenta). É causada por perturbação física, no que se diferencia de outras emoções, como a alegria, a culpa, o remorso, o amor.

No sentido psicofisiológico, a dor é uma sensação específica de um tipo de desprazer, de sofrimento, de contrariedade. Pode ser sentida pelos pontos de dor existentes na pele (além desses, a pele possui também pontos tácteis, pontos de frio e pontos de calor), mas há igualmente as dores internas, ou melhor, as que se manifestam em órgãos internos e músculos.

Distinguem-se ainda as dores surdas, agudas, tensivas, pulsativas, e outras. Alguns autores afirmam que a sensação de dor é um efeito de excitação muito forte, e portanto uma dor determinada seria uma variação de grau de intensidade, em uma sensação determinada.

A dor de origem desconhecida tem efeitos psicológicos: sentindo a emoção da dor sem saber sua causa, o indivíduo pode ser tomado de medo, imaginando alguma doença grave; ao contrário, quando o indivíduo sabe qual é a causa da dor, sua intensidade pode até diminuir.