Dipsomania é um impulso periódico à ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoólicas. Alguns raríssimos casos de Dipsomania são dirigido ao consumo impulsivo de qualquer outra substância, inclusive gasolina, querosene, etc. Na Dispomania é característico o paroxismo incoercível com que se processa a ingestão de bebidas alcoólicas, ao mesmo tempo em que não se observam outras contingências associadas ao alcoolismo crônico comum.
O verdadeiro dipsômano é uma pessoa normal, subitamente invadido por um estado de ânimo indefinível e penoso, o qual acaba sempre por arrasta-lo à ingestão copiosa de bebidas alcoólicas, mesmo contra seus desejos e propósitos. Pode beber um dia inteiro ou durante vários dias ou semanas, ininterruptamente. Em dado instante, quase sempre bruscamente e após um sono prolongado, a crise é superada e a pessoa volta à situação anterior de normalidade, normalmente com amnésia do ocorrido.
Veja os quadros onde se inclui os IMPULSOS PATOLÓGICOS ou TRANSTORNOS DO CONTROLE DOS IMPULSOS
1. – Impulsos Agressivos-Destrutivos
2. – Frangofilia
3. – Piromania
4. – Dromomania
5. – Dipsomania
6. – Cleptomania
7. – Jogo Patológico
8 – Tricotilomania
Atualmente ha uma tendência em incluir nos Transtornos do Controle dos Impulsos, também os Transtornos Alimentares e, mais didaticamente, quadros de TOC e de TOC-semelhantes, passando todo o grupo desses impulsos patológicos a se chamar Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo.