Confabulação ou Fabulação é uma modalidade especial de alteração da memória e atenção que consiste no relato de temas fantásticos os quais, na realidade, nunca aconteceram. São devaneios nos quais o próprio paciente acredita. Em grande parte, resultam de uma alteração da fixação e de uma incapacidade para reconhecer como falsas as imagens produzidas pela fantasia.

O conteúdo das Fabulações, como bem salientou Lange, procede do curso habitual da vida anterior, acontecendo muitas vezes que, achando-se perturbada a capacidade de localizá-las no tempo, lembranças isoladas autênticas completam erroneamente as lacunas da memória.

ConfabulaçãoouFabulação serve para preencher um vazio da memória que o paciente sente e se mostram como se fosse criada para este fim, podendo variar de tema e conteúdo. No sentido mais particular, a Fabulação é um sintoma de comprometimento orgânico, normalmente denunciando um estado pré-demencial senil ou já uma demência franca.

Confabulaçãoaparece como um sintoma das síndromes amnésicas, demenciais e afásicas, admitindo-se que esteja relacionada às alterações de memória e da consciência.

A síndrome demencial conhecida por Psicose de Korsakoff , devido à carência de Vitamina B1 (tiamina), traumas cranianos, encefalite herpética, intoxicação pelo monóxido de carbono e indiretamente mas muito comumente ao alcoolismo agudo, por envolver danos à memória e a cognição, tem como sintoma mais distinto a Confabulação, quando a pessoa cria histórias detalhadas e verossímeis sobre experiências ou situações para compensar os lapsos de memória.