Estado de Coma é um estado profundo de inconsciência associado a depressão da atividade cerebral da qual o indivíduo não pode ser despertado. O Estado de Coma geralmente ocorre quando há disfunção ou lesão envolvendo ambos hemisférios cerebrais ou a Formação Reticular do tronco cerebral.

Assim sendo, o Estado de Coma (ou Comatose) é quando há perda completa ou parcial da consciência, o organismo deixa de ter reações e reflexos nervosos, ou reage muito pobremente ao estímulo externo. Estado de Coma mais profundo, os quais podem durar anos, são causados pela deficiência de oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis.

No Estado de Coma há perda quase total da consciência, da sensibilidade, dos reflexos, etc. Um doente em estado comatoso praticamente não responde às solicitações do mundo exterior, porém, as funções vegetativas, como por exemplo, a respiração, contrações do coração, temperatura do corpo, etc., se conservam em bom estado.

Há três graus de coma: o coma profundo, com respiração ruidosa e abolição total dos reflexos; o Coma Leve (coma vigil), com a conservação de alguns reflexos. Nesse nível o paciente pode abrir os olhos e delirar. Existe graduações de Coma Moderado Grave, dependendo do grau de perda da consciência.

Estado de Coma, como grave alteração do estado de consciência, traduz uma lesão que provocou o desligamento das funções cerebrais superiores que são responsáveis pela manutenção do estado de consciência.

A graduação do Estado de Coma  vai de um nível mais superficial aonde pode ocorrer movimentos espontâneos como a abertura dos olhos, até estado mais profundo aonde não há possibilidade de ocorrer uma respiração espontânea nem condições de se manter a pressão arterial em níveis normais.

Estado de Coma representa sempre grave insulto ao cérebro ocorrendo nas hemorragias cerebrais extensas, tumores cerebrais, nos traumatismos cranianos graves e nos distúrbios metabólicos severos. O diabetes descontrolado pode evoluir para o estado de coma. Há sempre necessidade de cuidados intensivos.