Cisão da Atenção é quando os objetos da Atenção opõem-se um ao outro e, por causa disso, não se pode estabelecer uma unidade. Este fato pode ocorrer com relativa frequência em alguns transtornos psíquicos, criando sérios problemas para a mente que deve atender, simultaneamente, a objetivos múltiplos e/ou contraditórios.
Bateson exemplifica a Cisão da Atenção ao propor a hipótese do Duplo Vínculo, que é uma situação insolúvel na qual se encontram muitas pessoas no contexto familiar. A situação é descrita como aquela em que uma pessoa transmite à outra duas mensagens afins, porém contraditórias e incompreensíveis, contendo exigências de natureza oposta, ao mesmo tempo que trata de impedir que a vítima expresse uma opinião acerca da incoerência.
Na Cisão da Atenção, segundo a hipótese do Duplo Vínculo, a pessoa se encontra numa situação singular e insustentável. Não pode adotar nenhuma atitude sem sofrer pressões e exigências contraditórias vindas, geralmente, de parte de um ou de ambos os pais. O fato de não saber para que lado deva se “voltar”, para o lado do pai ou da mãe, ocasiona o desmantelamento no interior de si próprio e, externamente, nas relações interpessoais. Cria-se uma situação sem saída para os que se encontram a ela vinculados.