Aneurisma é uma dilatação anormal de um vaso sanguíneo, em geral uma artéria. Pode se localizar em várias partes do organismo. No idoso a localização mais comum de aneurismas é na artéria aorta, no abdômen. Os aneurismas das artérias cerebrais, infelizmente, são geralmente diagnosticados depois que se rompem, produzindo os AVCs (acidentes vasculares cerebrais) e podem acometer pessoas em qualquer idade.
O Aneurisma da aorta abdominal é frequentemente assintomático, e se deve à arteriosclerose. Quando se torna sintomático em geral é porque está em vias de se romper, caracterizando uma situação de urgência. A sua rotura pode levar à morte rapidamente.
O diagnóstico precoce de Aneurisma é fundamental e é feito com base no exame clínico e na radiologia. O sintoma mais comum do aneurisma abdominal é a dor nas costas, que é uma queixa muito frequente e vaga. Ocorre comumente em pessoas com doença cardiovascular tipo insuficiência coronariana ou hipertensão arterial.
O exame físico pode mostrar uma tumoração abdominal. A ultrassonografia abdominal e a tomografia computadorizada são exames básicos para o diagnóstico de Aneurisma. A angiografia também deve ser utilizada. O tratamento é cirúrgico em todos aneurismas maiores que 6 cm. Os menores devem ser acompanhados pelo cirurgião vascular.