afasia amnésica: Perturbação da capacidade de nomear objetos, mes- mo que sejam conhecidos para o paciente. Também denominada afasia anômica.
afasia com jargão: Afasia na qual as palavras produzidas são neologis- mos; isto é, palavras sem sentido criadas pelo paciente.
afasia expressiva: Perturbação da fala na qual permanece a compreen- são, mas a capacidade de falar é muito prejudicada; fala hesitante, difícil e imprecisa (também conhecida como afasias de Broca, não fluente e motora).
afasia fluente: Afasia caracterizada pela incapacidade de entender a pa- lavra falada; está presente um discurso fluente, mas incoerente. Também denominada afasia de Wernicke, sensorial e receptiva.
afasia global: Combinação de afasia não fluente e afasia fluente grave.
afasia motora: Afasia na qual a compreensão está intacta, mas a capa- cidade de falar é perdida. Também denominada afasia de Broca, expressiva ou não fluente.
afasia nominal: Afasia caracterizada por dificuldade em dar o nome correto de um objeto. Veja também anomia e afasia amnésica.
afasia receptiva: Perda orgânica da capacidade de compreender o signi- ficado das palavras; discurso fluido e espontâneo, mas incoerente e sem sentido. Veja também afasia fluente e afasia sensorial.
afasia sensorial: Perda orgânica da capacidade de compreender o signi- ficado das palavras. Discurso fluido e espontâneo, mas incoerente e sem sentido. Veja também afasia fluente e afasia receptiva.
afasia sintática: Afasia caracterizada por dificuldade na compreensão da linguagem falada, associada a transtorno do pensamento e ex- pressão.