O Traumatismo crânio-encefálico é também conhecido pelas suas iniciais TCE. Trata-se de um tipo de traumatismo na cabeça, geralmente de sérias conseqüências e que pode ser devastador do ponto de vista da personalidade. A Alteração da Personalidade (AP) devido ao TCE diferencia-se dos chamados Transtornos da Personalidade (TP) pela origem ambiental da AP.
O TCE pode também acompanhar-se de sequelas físicas graves que requerem tratamento intensivo precoce, normalmente em unidades de terapia intensiva (UTI) e reabilitação neurológica e fisioterápica prolongadas. As sequelas cognitivas mais importantes são a amnésia, desorientação e transtornos da percepção. A morbidade a longo prazo, que é o aspecto mais preocupante, se deve às eventuais conseqüências emocionais e do comportamento.
Afetando a região frontal ou fronto-temporal pode ter como sequelas a desinibição sexual exagerada e inconveniente, agressividade, apatia, ansiedade contínua e labilidade do estado de ânimo. Os pacientes com esses sintomas são incapazes de participar dos programas de reabilitação convencionais.