Os Radicais Livres são moléculas que surgem durante o processo vital da respiração das células, provenientes diretamente do oxigênio ou do processo de oxidação.

Os Radicais Livres constituem uma ameaça para as células, pois quando atingem determinadas quantidades podem alterar as estruturas das proteínas e/ou das gorduras, favorecendo doenças como a aterosclerose, a catarata e o enfisema pulmonar por ex., acelerando o processo de envelhecimento.

Hoje está bem conhecido, também, que o aumento na concentração de Radicais Livres compromete seriamente nosso sistema imunológico, responsável por nossas defesas e relacionado a vários tipos de câncer. Em determinadas situações como as isquemias, ou a falta de irrigação sanguínea, ocorre um aumento de radicais livres, como também nos processos inflamatórios, em doenças hepáticas e renais, etc..

O organismo tem formas adequadas de combater os Radicais Livres através de substâncias denominadas antioxidantes produzidas pelas próprias células, mas que algumas vezes são insuficientes. Sabe-se que vitaminas do tipo C e E são auxiliares no processo de combate aos Radicais Livres.