Disgeusia é a alteração ou distorção do sentido do gosto (sabor metálico, fecaloide, de terra, sangue, etc) que pode ser iatrogênica (produzida por algum medicamento), e pode ser um sintoma de depressão maior ou uma alucinação gustativa.

Este sintoma se produz com maior freqüência em idosos depressivos, especialmente mulheres, assim como em pessoas com Depressão Psicótica (Depressão Grave com Sintomas Psicóticos). Tal alteração se deve a uma disfunção bilateral dos ramos sensitivos do sétimo par craniano, o qual, além de sua função motora, é responsável pela discriminação do gosto nos dois terços anteriores da língua.

Disgeusia associada com depressão costuma ser resistente ao tratamento farmacológico antidepressivo. Empiricamente, um tratamento com 220 mg/dia de sulfato de zinco pode produzir uma completa resolução do problema gustativo mas sem afetar a depressão do paciente. Entretanto, a terapia eletroconvulsiva pode diminuir tanto a depressão como a Disgeusia. Este sintoma pode durar meses e ser muito incômodo para o paciente.