Compensação é um Mecanismo de Defesa que tem por objetivo alcançar uma diminuição da ansiedade surgida de situações de inferioridade (real ou imaginária) e de assegurar uma posição de bem estar ao indivíduo em relação aos demais.  É um processo psíquico em que a pessoa se compensa por alguma deficiência percebida ou conscientizada (não necessariamente verdadeira), ou pela imagem desfavorável que tem de si própria, através de uma outra característica (falsa) que o caracterize, que ele, então, passa a considerar como um trunfo.

A inferioridade é o fundamento dos Mecanismos de Defesa Compensadores, podendo ser uma inferioridade real ou uma inferioridade criada pela mente do próprio indivíduo e, portanto, apenas imaginária. Esses mecanismos freqüentemente conduzem à super compensação, satisfazendo ao indivíduo mas, por outro lado, sendo fictícia em relação aos valores sociais.

A personalidade se esforça sempre para obter uma auto-estimulação e um sentido de segurança satisfatórios, frente aos estímulos sociais e à realidade. Alguns indivíduos, quando frente a esses estímulos sociais e frente à realidade, conseguem promover atividades positivas, porque suas reações se acham bem integradas; mas outros procuram isolar-se do grupo, não conseguindo promover qualidades satisfatórias da personalidade.