Em psicologia, autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau.

Uma definição possível do termo é a associada a aspectos avaliativos que uma pessoa elabora a seu próprio respeito, consistindo no valor que ele atribui aos elementos afetivos e sociais que tem sobre si. Assim sendo, não se trata unicamente do valor estético que tem de si mesmo, como pensa a maioria das pessoas, notadamente o sexo feminino.

De certa forma a autoestima está associada à autoimagem, porém, não de maneira predominantemente estética, mas sim a autoimagem formada pela valorização com a qual a pessoa representa a si própria, bem como aos desempenhos, sucesso e propósitos alcançados. A valoração realizadas por terceiros sobre a pessoa podem influir na representação de sua autoestima, a qual se revela nos acontecimentos sociais, emocionais e psicossomáticos. Sentimentos tais como autoconfiança, autosegurança e determinação dizem respeito à autoestima.