A afasia é um distúrbio da linguagem que ocorre com freqüência nas doenças vasculares cerebrais, principalmente no acidente vascular do tipo o isquêmico (AVCI). A linguagem é a forma de expressão das pessoas e se dá através da fala, da escrita e dos gestos. O cérebro possui um que é formado durante a vida e que por meio de complexos mecanismos traduz as palavras em todas as formas de expressão. A compreensão faz parte evidentemente, deste processo. A linguagem é processada no hemisfério cerebral esquerdo das pessoas destras em determinados locais bem conhecidos pelos neurofisiologistas.Distúrbios ocorridos nestas regiões produzem a afasia ou a disfasia que se caracteriza pela dificuldade em falar.

Dependendo do local afetado a fala pode permanecer conservada mas se torna absolutamente incoerente e sem sentido. Outras vezes ocorre completa falta de compreensão estando a fala preservada, fluente, mas desconexa. Tais distúrbios ocorrem principalmente nos acidentes vasculares cerebrais podendo ser transitórios.

Tumores cerebrais também podem produzir afasia. Pode ocorrer também situação em que há prejuízo de ambas, da fala e da compreensão. Freqüentemente há também prejuízo da linguagem escrita. Algumas vezes ocorre uma dificuldade ou incapacidade de executar movimentos anteriormente aprendidos (como o gesto de se bater continência ou de fazer “o nome do padre”) apesar de não haver qualquer paralisia. Este distúrbio denomina-se apraxia. Cada tipo de distúrbio significa uma determinada localização da lesão cerebral. A afasia raramente está isolada sendo freqüentemente acompanhada de outros sintomas neurológicos como paralisias ou alterações visuais.

O distúrbio pode ser transitório, que ocorre no acidente vascular cerebral transitório, durando horas ou dias, e que regride espontaneamente. Outras vezes é definitivo, necessitando de cuidados especiais (exercícios foniátricos). A correção destes distúrbios é feito através de exercícios especializados sob orientação de profissional especializado.

Afasia de Broca é uma Afasia na qual o paciente, embora sabendo o que deseja falar ou expressar, vê-se impossibilitado de fazê-lo devido à lesão dos centros neurológicos necessários à coordenação dos movimentos responsáveis pela emissão daqueles sons adequados para esta cominicação.

Outros tipos de afasia:

afasia amnésica: Perturbação da capacidade de nomear objetos, mes- mo que sejam conhecidos para o paciente. Também denominada afasia anômica.

afasia com jargão: Afasia na qual as palavras produzidas são neologis- mos; isto é, palavras sem sentido criadas pelo paciente.

afasia expressiva: Perturbação da fala na qual permanece a compreen- são, mas a capacidade de falar é muito prejudicada; fala hesitante, difícil e imprecisa (também conhecida como afasias de Brocanão fluente motora).

afasia fluente: Afasia caracterizada pela incapacidade de entender a pa- lavra falada; está presente um discurso fluente, mas incoerente. Também denominada afasia de Wernickesensorial receptiva.

afasia global: Combinação de afasia não fluente e afasia fluente grave.

afasia motora: Afasia na qual a compreensão está intacta, mas a capa- cidade de falar é perdida. Também denominada afasia de Brocaexpressiva ou não fluente.

afasia nominal: Afasia caracterizada por dificuldade em dar o nome correto de um objeto. Veja também anomia afasia amnésica.

afasia receptiva: Perda orgânica da capacidade de compreender o signi- ficado das palavras; discurso fluido e espontâneo, mas incoerente e sem sentido. Veja também afasia fluente afasia sensorial.

afasia sensorial: Perda orgânica da capacidade de compreender o signi- ficado das palavras. Discurso fluido e espontâneo, mas incoerente e sem sentido. Veja também afasia fluente afasia receptiva.

afasia sintática: Afasia caracterizada por dificuldade na compreensão da linguagem falada, associada a transtorno do pensamento e ex- pressão.